
ATUAÇÃO
Veja abaixo a área de atuação da ARF.
SEMINÁRIOS E CURSOS
Um dos eixos centrais da atuação da ARF é o investimento na qualificação das entidades sociais do Rio Grande do Sul. Para tanto, realiza encontros voltados ao debate de temas relevantes para o terceiro setor, entre eles legislação, fontes de financiamento e prestação de contas.
MINISTÉRIO PÚBLICO E ARF
A ARF mantem um diálogo constante com a Procuradoria de Fundações do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A associação atua de forma estratégica para promover a aproximação entre o MP e as fundações associadas, facilitando o desenvolvimento de ações necessárias para a constituição de um ambiente sustentável para a atuação das entidades sociais.
Em 2012 foi instituído um Grupo de Trabalho entre a ARF e o Ministério Público do RS com o objetivo de estudar formas de fortalecimento e profissionalização das fundações no Estado. Uma das primeiras conquistas dessa parceria foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as duas entidades. A meta é a troca de informações e a realização de ações conjuntas em prol do terceiro setor no Rio Grande do Sul.
CICLO DE VISITAS
A ARF acredita que o compartilhamento de experiências bem-sucedidas é uma metodologia eficaz para a qualificação dos processos de gestão das organizações do terceiro setor. Para estimular essa troca de conhecimentos, a ARF criou o Ciclo de Visitas. Nos encontros periódicos os associados têm a oportunidade de conhecer os mecanismos de trabalho de instituições de destaque no Rio Grande do Sul, estreitar o diálogo com outras entidades e também com os agentes políticos do Estado, proporcionando, assim, o fortalecimento de laços institucionais.
GT3S
A ARF participa do GT3S – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Terceiro Setor – desde sua criação, em 2000. Com o GT promove eventos regulares, incluindo seminários, congressos, grupos de estudos, propostas e projetos de lei para aperfeiçoamento do ambiente fiscal e tributário do terceiro setor, além de outras políticas e ações para fortalecer as organizações sociais.